Os nossos Trabalhos

Alguns dos trabalhos já realizados

Veja aqui alguns dos nossos trabalhos: tenha em conta que estas soluções foram criadas à medida de cada problema específico, pelo que pretendem apenas inspirá-lo para o que podemos fazer por si.

  • Simulador de Preços e Margens

    Sector: Alimentação e Bebidas


    Trabalho realizado: Modelo Excel que permite simular margens de lucro em função dos PVP’s de modo a auxiliar na definição do pricing de todos os produtos do portfolio, levando em consideração o custo dos produtos, as margens dos diversos intervenientes, as iniciativas promocionais acordadas e as cotações cambiais. Este modelo foi pensado para um mercado com enormes flutuações de preços que obriga a uma redefinição constante (por vezes semanal) da tabela dos preços de venda recomendados.

  • Cubo de dados para gestão analítica e reporting

    Sector: Empresa Farmacêutica


    Trabalho realizado: Modelo assente numa base de dados Excel alimentada através de interfaces do sistema ERP e de outras fontes de informação. Este Cubo (base de dados) reúne informação mensal (do ano corrente, ano anterior e orçamento anual) por cliente, produto e centro de custo. Contém toda a informação analítica para a gestão corrente e faz também a ponte entre o plano de contas da unidade de negócio e o plano de contas do grupo de modo a permitir preencher automaticamente todos os requisitos de reporting para o exterior. Este modelo permitiu reduzir vários dias de trabalho mensal a apenas algumas horas.

  • Modelo de Gestão de Investimentos Promocionais

    Sector: Empresa de Comercialização de Artigos de Saúde


    Trabalho realizado: Modelo Excel para permitir o controlo (desde o registo até à aprovação final) de todos os investimentos promocionais das áreas de Marketing e Vendas por rubrica e marca. O modelo distingue entre investimentos orçamentados, previstos (committed), realizados e pagos permitindo uma efetiva execução do budget promocional às áreas responsáveis (Marketing e Vendas) bem como o apuramento e gestão dos respetivos acréscimos e diferimentos para a área Financeira.

  • Modelo de Gestão do Planeamento de Stocks

    Sector: Empresa de Artigos Farmacêuticos


    Trabalho realizado: Modelo Excel para acompanhamento dos stocks mensais de todos os SKU’s (por lote) para gerir todas as necessidades de aprovisionamento do ano corrente e seguinte. Este modelo tem em consideração os stocks atuais, as encomendas às fábricas (previstas ou já colocadas), as vendas (passadas, atuais e previstas) e também as devoluções, abates e outros ‘estados’ de stock, bem como os níveis de stock de segurança, de forma a identificar todas as necessidades de aprovisionamento futuro e a avaliação das coberturas de stock.

  • Modelo para gestão de respostas de inquéritos e análise de resultados

    Sector: Retalho / Restauração


    Trabalho realizado: Base de dados em Excel para registo e tratamento dos elementos recolhidos em milhares de inquéritos. Interface gráfico para produção de relatórios sobre essa base de dados, facilitando a interpretação, análise, comparação e apresentação em Powerpoint dos resultados dos inquéritos.

  • Modelo para Determinação de Custeio Industrial Teórico

    Sector: Alimentação e Bebidas


    Trabalho realizado: Modelo Excel para apuramento do custo industrial de produção dos diversos produtos considerando as respetivas fórmulas, preços de matérias-primas e restantes materiais, diferenças cambiais, custos de transporte, níveis de desperdício, impostos, etc. Este modelo permite apurar o custeio em várias divisas.

  • Modelo de Apuramento e Controlo de Stocks

    Sector: Empresa de Produção e Comercialização de Bebidas


    Trabalho realizado: Modelo Excel para sistematização da informação de stocks de todos os artigos, quer sejam materiais para fabrico quer sejam produtos acabados, com o objetivo de conhecer a posição de stocks (em quantidade e em valor) num horizonte temporal de 3, 6 e 12 meses, identificando os artigos que serão consumidos, os que estarão em excesso, os que serão obsoletos (por falta de utilização) e os que serão necessários aprovisionar. Esta informação é fundamental para medir os níveis de cobertura de stocks de modo a majorar a gestão do working capital.

  • Modelo de gestão integrada do negócio de gestão de património

    Sector: Empresa de Gestão de Património Imobiliário


    Trabalho realizado: Modelo Excel para registo e controlo das diversas operações (contratos de arrendamento, liquidação de rendas mensais, despesas de manutenção, impostos, etc.) realizadas entre os vários intervenientes no negócio (proprietários, imóveis e inquilinos). Este ficheiro Excel permitiu a esta empresa de gestão de património controlar e apurar a todo o momento as contas correntes detalhadas de todos os clientes e os respetivos extratos bancários.

  • Modelo de Cálculo de Tarifas de Transporte

    Sector: Empresa de Transportes


    Trabalho realizado: Modelo Excel para determinação do custo do frete numa empresa de transportes, para todas as combinações de rotas e tipologias de transporte existentes, levando em consideração todas as variáveis envolvidas (ex: tipo de viatura, nº de motoristas, duração do frete, custo do combustível, volume de carga máximo, peso máximo, etc.). Esta informação permitiu delinear os preços a cobrar aos clientes desta transportadora.

  • Modelo de Suporte à Elaboração do Budget Anual

    Sector: Comercialização a Retalho de Alimentação e Bebidas


    Trabalho realizado: Modelo Excel para suportar de forma dinâmica a realização do exercício anual de Budget de uma companhia de distribuição de bebidas. O valor acrescentado deste modelo foi o de reduzir os inputs necessários a um mínimo, proporcionando assim uma ferramenta de suporte efetivo às discussões de Budget ao permitir simulações interativas dos múltiplos cenários desejados (através da manipulação on-line das variáveis (*) do modelo) e simultaneamente proporcionar toda a informação detalhada requerida para o Budget (incluindo a integração com o Cubo analítico, o que implicou dispor de detalhe por cliente e canal).


    (*) – o principal input consistia nas vendas anuais agregadas por grupo de produto e o modelo encarregava-se de repartir automaticamente essas vendas por produto, mês e canal em função do histórico mais atual.

  • Cubo de dados analítico para acompanhamento do negócio

    Sector: Produção e Comercialização de Bebidas


    Trabalho realizado: Processo assente em Excel para a criação e manutenção de uma base de dados (Cubo) com o repositório de toda a informação do P&L (i.e. Demonstração de Resultados) da empresa, permitindo efetuar o seguimento mensal desde as vendas (em quantidade e valor) até à margem obtida, detalhadamente por SKU e Cliente (e também por grupo de produtos, marca, zona geográfica e grupo de clientes). O Cubo permite assim identificar de forma nítida quais as transações que são rentáveis e aquelas que não compensa efetuar. Esta informação reconcilia diretamente com as contas estatutárias da empresa, mas ao contrário dessas, o Cubo permite efetuar um drill-down até ao nível ‘micro’ do que está na base daquelas contas, possibilitando assim responder a todas as questões que a gestão da empresa possa levantar.

  • Modelo de cálculo de «Cause of Change»

    Sector: Alimentação e Bebidas


    Trabalho realizado: Modelo Excel para segregação dos efeitos subjacentes às diferenças de performance do negócio entre diferentes períodos (reais ou planeados), ou seja, este modelo permite decompor a variação da margem total gerada pelo negócio entre 2 períodos diferentes nos seus respetivos efeitos de: 

    • volume (i.e. por efeito de maior ou menor quantidade vendida), 
    • preço (i.e. por alteração dos preços de venda de cada produto),
    • custo (i.e. por variações ocorridas nos diversos custos unitários) e 
    • mix (i.e. por alteração das ponderações relativas dos diversos produtos vendidos).

    Esta clareza de visão sobre a performance do negócio é fundamental, pois cada ‘driver’ de alteração carece de diferentes medidas corretivas de gestão.


  • Modelo de apuramento de margens ao longo da cadeia de valor

    Sector: Negócio integrado verticalmente (desde Procurement, Transporte, Produção, Logística e Comercialização a Retalho)


    Descrição do Trabalho: No negócio com integração vertical pertencente a um mesmo Grupo foi necessário criar um modelo que permitisse segregar as margens introduzidas por cada interveniente ao longo da cadeia de valor (ex. fabrico > transportadora > armazenista > retalhista) com o objetivo de conseguir apurar a margem real consolidada do Grupo e avaliar a exequibilidade financeira individual de cada unidade de negócio.

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